Fatos sobre a hidrografia brasileira

Há quem diga que o Brasil é a caixa d’água do mundo. Com diversos rios e grande potencial hidráulico, nosso país é privilegiado nessa área. Veja 10 características da hidrografia brasileira.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/fatos-sobre-a-hidrografia-brasileira/
Há quem diga que o Brasil é a caixa d'água do mundo. Com diversos rios e grande potencial hidráulico, nosso país é privilegiado nessa área. Retiramos do Guia do Estudante 9 fatos sobre a hidrografia brasileira, clique em Leia Mais! e confira.


O Brasil tem a maior reserva de água doce do planeta - cerca de 13% de todas as fontes existentes no mundo. A maior parte desse bem preciso está nos rios da Amazônia. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 1. O Brasil tem a maior reserva de água doce do planeta - cerca de 13% de todas as fontes existentes no mundo. A maior parte desse bem preciso está nos rios da Amazônia. (Foto: Wikimedia Commons).

Por falar nele, a bacia do rio Amazonas é a maior bacia fluvial do mundo, atingindo uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados. São 25 mil quilômetros de vias navegáveis. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 2: Por falar nele, a bacia do rio Amazonas é a maior bacia fluvial do mundo, atingindo uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados. São 25 mil quilômetros de vias navegáveis. (Foto: Wikimedia Commons).

Cerca de metade da bacia do rio Amazonas está em território brasileiro. Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá e, claro, Amazonas são os estados que a bacia engloba. A outra metade está dividida pelos territórios de Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Colômbia e Venezuela. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 3: Cerca de metade da bacia do rio Amazonas está em território brasileiro. Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá e, claro, Amazonas são os estados que a bacia engloba. A outra metade está dividida pelos territórios de Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Colômbia e Venezuela. (Foto: Wikimedia Commons).

Em 1978, os oito países que fazem parte da bacia do rio Amazonas assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica. Um dos objetivos é promover o desenvolvimento integrado e sustentável da bacia. Para isso, foi criada a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 4: Em 1978, os oito países que fazem parte da bacia do rio Amazonas assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica. Um dos objetivos é promover o desenvolvimento integrado e sustentável da bacia. Para isso, foi criada a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. (Foto: Wikimedia Commons).

Os rios brasileiros são alimentados pelas águas das chuvas. Na maioria deles, as cheias acontecem no verão. Já os rios que passam pelo nordeste costumam ter cheias no outono e no inverno. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 5: Os rios brasileiros são alimentados pelas águas das chuvas. Na maioria deles, as cheias acontecem no verão. Já os rios que passam pelo nordeste costumam ter cheias no outono e no inverno. (Foto: Wikimedia Commons).

Muitos dos rios brasileiros são de planalto e desaguam no mar, havendo um reduzido número de lagos dentro do território nacional. Por conta dessas características, nosso país tem um grande potencial hidrelétrico. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 6: Muitos dos rios brasileiros são de planalto e desaguam no mar, havendo um reduzido número de lagos dentro do território nacional. Por conta dessas características, nosso país tem um grande potencial hidrelétrico. (Foto: Wikimedia Commons).

O rio São Francisco - ou, para os íntimos - Velho Chico, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais. A bacia dele ocupa uma área de quase 8% do território brasileiro, passando também pela Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é navegável em quase 2 mil quilômetros. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 7: O rio São Francisco - ou, para os íntimos - Velho Chico, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais. A bacia dele ocupa uma área de quase 8% do território brasileiro, passando também pela Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco é navegável em quase 2 mil quilômetros. (Foto: Wikimedia Commons)

A bacia do rio Paraná está na região mais industrializada do país, onde mora quase um terço da população do Brasil. O Tietê e o Iguaçu são alguns dos rios que fazem parte dessa bacia. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 8: A bacia do rio Paraná está na região mais industrializada do país, onde mora quase um terço da população do Brasil. O Tietê e o Iguaçu são alguns dos rios que fazem parte dessa bacia. (Foto: Wikimedia Commons)

A maior capacidade instalada de energia hidrelétrica do Brasil está na bacia do Paraná. É nela que ficam as algumas das usinas mais importantes do país, como Itaipu e Furnas. (Foto: Wikimedia Commons)
Fato 9: A maior capacidade instalada de energia hidrelétrica do Brasil está na bacia do Paraná. É nela que ficam as algumas das usinas mais importantes do país, como Itaipu e Furnas. (Foto: Wikimedia Commons).

Saiba mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/fatos-sobre-a-hidrografia-brasileira/ 

Yasmin Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design by | SweetElectric